"A obra " Mercurio Portuguez com as novas da Guerra entre Portugal & Castela", publicada entre Janeiro de 1663 e Julho de 1667, foi adicionada à colecção de periódicos dos Tesouros da Biblioteca Nacional (BN), indicou a instituição.
A BN criou em Janeiro de 2004 uma exposição virtual do que considerou serem os seus "mais relevantes tesouros" e apresenta no final de cada mês na Biblioteca Nacional Digital (BND) uma nova obra seleccionada das colecções de Cartografia, Espólios, Iconografia, Impressos, Manuscritos, Música ou Periódicos.
Em Setembro, coube a vez à obra "Mercurio Portuguez", título que se destacou nos primórdios da imprensa periódica portuguesa, a par da "Gazeta". De acordo com a BND, a designação "mercúrio" foi adoptada por publicações de diversos países, numa referência ao simbolismo do mensageiro dos deuses.Os estudiosos da imprensa periódica sustentam que havia diferenças claras entre os "mercúrios" e as "gazetas", possuindo estas um carácter mais noticioso.
A "Gazeta" é, assim, considerada o primeiro periódico de notícias que se publicou em Portugal e o "Mercurio Portuguez" o primeiro periódico político português, nascido em Janeiro de 1663, em Lisboa, e publicado até 1667.
A colecção de periódicos da BN inclui cerca de 56 mil títulos de jornais e outras publicações em série, dos quais 20 mil são títulos portugueses correntes e cerca de 250 estrangeiros, também a ser publicados".
Fontes: Texto e foto superior: Público 15-09-06 Imagem |